O Município de Derrubadas localiza-se no Noroeste do Estado do RS,  na Região Celeiro, distando por via rodoviária 498 km da Capital do Estado. Possuí  área de 363,40 km², incluindo a área do Parque Florestal Estadual do Turvo com 174 km.

Derrubadas limita-se ao Norte com a República Argentina e o Estado de Santa Catarina, ao Sul com o município de Tenente Portela, ao Leste com os municípios de Barra do Guarita e Tenente Portela e ao Oeste com o município de Três Passos.

Fatores como altitude, latitude, proximidades com as águas e com as grandes florestas, influem no clima de uma Região, os meses mais quentes são Dezembro, Janeiro e Fevereiro, a temperatura média anual do município é de 19,1ºC e a precipitação pluviométrica é de 1800mm.

O relevo do município de Derrubadas apresenta-se ondulado em aproximadamente 55%, tornando-se acidentado em 40%, principalmente ao descer do nível dos Rios e arroios que formam a Bacia do Rio Uruguai e do Rio Turvo, restando apenas 5% de topografia plana. A vegetação da área do Município de Derrubadas é a mata latifoliada subtropical, a qual pode ser comprovada através do Parque Florestal Estadual do Turvo.

A base da economia é o setor primário, sustentando-se na agropecuária.

O município de Derrubadas - RS, abriga no seu território o Parque Florestal Estadual do Turvo, com 17.491,40 hectares de mata nativa, representando quase 50% da área total do município e 0,065% da área do Estado. Foi a primeira e a maior área de preservação criada no Estado. O Parque representa hoje o único remanescente, representativo e preservado, dos ecossistemas naturais da região.

Além da beleza natural o Parque do Turvo, este se notabiliza por conter, no Rio Uruguai, em seus limites com a Argentina, o Salto do Yucumã, o qual, constitui-se em local de rara beleza cênica, onde o Uruguai descarrega todo o volume de suas águas em uma fenda longitudinal com aproximadamente 1800 metros de extensão, com quedas de 12 à 15 metros de altura.

O canal onde as águas se precipitam possui uma largura média de 30 metros e uma profundidade estimada em torno de 90 à 120 metros.

Visto da margem brasileira, mais baixa, o Salto apresenta-se como um degrau basáltico, coberto por uma cortina de águas brancas e ruidosas, necessitando-se chegar pelo lado brasileiro, mais precisamente pelo Município de Derrubadas.

O uso público do Salto está restrito, atualmente, a área do Salto. Esta área de visitação compreende um local de recepção, junto ao pórtico de entrada, uma estrada que atravessa o interior da floresta, ao longo de 14 Km, uma área de recreação com cerca de 2 hectares, formada por uma clareira no final da estrada, um caminho com cerca de 600 metros de extensão que leva ao Rio Uruguai e uma larga extensão rochosa, o lajedo, entre a beira da floresta e a margem do rio, ao longo do Salto do Yucumã.

Texto e fotos: Prefeitura Municipal de Derrubadas - RS